Ex-Presidente Inicia Cumprimento de Pena
- 26/11/2025
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciou, nesta terça-feira (25), o cumprimento da pena no caso da trama golpista na Superintendência da Polícia Federal, no Distrito Federal, onde já se encontrava detido preventivamente, desde o último sábado (22). Ele foi condenado a 27 anos e três meses de prisão. Outros cinco réus estão presos, enquanto o deputado federal Alexandre Ramagem encontra-se foragido. A decisão de iniciar o cumprimento das penas ocorreu após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarar trânsito em julgado o processo da trama golpista, decisão referendada por unanimidade pelos seus colegas da Primeira Turma, na noite de hoje. Ou seja, a Corte entendeu que não cabem mais recursos. Todos eles foram condenados por golpe de Estado e outros quatro crimes.
O STF já havia informado que os processos do ex-presidente, de Alexandre Ramagem e de Anderson Torres foram encerrados. Eles foram os únicos de sete réus que não haviam apresentado uma nova rodada de embargos declaratórios. Relator do caso, coube também a Alexandre de Moraes definir onde cada um passará a cumprir a pena. Além de Bolsonaro, que já se encontra preso, a Polícia Federal e o Exército prenderam os ex-ministros e generais do Exército Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira. Os dois foram encaminhados para o Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília. Outro militar de alta patente, Walter Souza Braga Netto ficará na Vila Militar, no Rio de Janeiro.
O ex-ministro da Justiça Anderson Torres deixou seu escritório, no Lago Sul, em Brasília, na tarde de ontem, e se apresentou para cumprir sua no 19º Batalhão de Polícia Militar, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda. Delator da trama golpista, o tenente-coronel Mauro Cid também foi condenado como parte do núcleo crucial. Mas, mas pelos benefícios da delação premiada, recebeu uma pena menor: dois anos de reclusão em regime aberto. O deputado federal Alexandre Ramagem (PL/RJ) encontra-se foragido.








