Em Maranguape, Deflagrada Operação Contra Faccionados
- 26/08/2025

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) deflagrou, na manhã desta terça-feira (26), a Operação Integração Maranguape, por meio da qual a polícia investiga suspeitos de integrar facção criminosa e casos de homicídio registrados na cidade. Participam da operação integrada: equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e as Coordenadorias de Operações Aéreas (Ciopaer) e de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS. No Início da manhã um suspeito foi preso, duas armas de fogo, droga, dinheiro e um carro foram apreendidos.
Ainda este mês, o município de Maranguape foi cenário de uma outra operação integrada das forças de segurança do Ceará, do dia 10 a 17 de agosto, com 14 suspeitos tendo sido presos ao longo das ações. A operação foi executada após a cidade aparecer no topo do ranking do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, dos municípios mais violentos do Brasil, no último mês de julho, levando em conta a proporção de mortes por 100 mil habitantes. Maranguape atingiu a marca de 79,9 mortes por 100 mil habitantes. Caucaia, também na RMF, figurou no top 10 da lista.
A operação visava cumprir mandados de prisão contra alvos de investigações de crimes na região e a captura de foragidos da Justiça, além de fazer diligências estratégicas em áreas com registros altos de homicídios no município de Maranguape. Do total de 14 suspeitos, seis foram autuados em flagrante durante abordagens e outros seis estavam com mandados de prisão em aberto e foram presos, além de dois mandados de prisão cumpridos contra dois suspeitos que já se encontravam no sistema penitenciário.