Tensão Entre EUA e Irã Continua Alta
- 28/01/2026
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, renovou suas ameaças contra o Irã e afirmou que está disposto a uma operação militar no país caso Teerã não concorde em fechar um acordo nuclear com Washington, nesta quarta-feira (28). Em um post na rede Truth Social, Trump falou sobre a "enorme armada" dos EUA que está a caminho do Irã nesse momento e relembrou sua ação recente na Venezuela, que resultou na captura do ditador deposto Nicolás Maduro, que está preso em Nova York.
Além de citar sua vitória na Venezuela, o presidente americano também lembrou da grande operação realizada pelos EUA em parceria com Israel no Irã em junho do ano passado, quando três instalações nucleares do país foram bombardeadas. Trump disse que um novo ataque ao país será "muito pior" e que o "tempo está se esgotando“. Depois das novas declarações do norte-americano, o perfil oficial da missão do Irã junto à ONU disse que o país está pronto para o diálogo, mas não deixará de se defender.
Mais cedo, nesta quarta, o chanceler do Irã afirmou que Teerã não negociará com os Estados Unidos sob ameaças. Aragchi também desmentiu o presidente dos EUA, Donald Trump, que havia dito na terça-feira que o Irã quer negociar e que o governo iraniano já teria "ligado várias vezes". Em declarações transmitidas pela TV estatal, o chanceler afirmou que não houve "nenhum contato" nos últimos dias com o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e que "o Irã não buscou negociações".







