EUA, Rússia e Ucrânia em Trilateralismo; Entenda
- 23/01/2026
Uma fonte com conhecimento das negociações disse nesta sexta-feira (23) que a reunião trilateral entre autoridades americanas, ucranianas e russas em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, já está em andamento. O presidente ucraniano, VolodymyrZelensky, disse que a questão — que gira em torno do destino da região de Donbas, no leste da Ucrânia — será discutida nas negociações trilaterais mediadas pelos EUA em Abu Dhabi, nesta sexta-feira e no sábado (24).
As conversas acontecem após Steve Witkoff enviado especial do presidente Donald Trump, e seu genro, JaredKushner, se reunirem com o presidente russo Vladimir Putin por mais de três horas, a partir da noite de quinta-feira (22). Os dois lados não conseguem chegar a um acordo sobre o futuro da região de Donetsk, uma das duas regiões que compõem Donbas. As forças russas já controlam quase toda Luhansk, a outra região.
Putin quer que a Ucrânia se retire dos cerca de 20%, ou 5.000 km², de Donetsk, que as forças russas ainda não conseguiram tomar em campo de batalha, enfrentando forte resistência ucraniana. Zelensky afirmou não ver motivos para ceder o território a Putin. Donetsk é uma das quatro regiões ucranianas que Moscou anunciou em 2022 que anexaria, após referendos rejeitados por Kiev e pelas nações ocidentais como uma farsa. A maioria dos países reconhece Donetsk como parte da Ucrânia. Putin afirma que Donetsk faz parte das "terras históricas" da Rússia.







