Trump Afirma Reconstrução e Desmitalização de Gaza
- 22/01/2026
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (22), durante a cerimônia de lançamento do Conselho de Paz em Davos, na Suíça, que há um compromisso para garantir que a Faixa de Gaza seja desmilitarizada e "maravilhosamente reconstruída". Trump lançou a iniciativa, inicialmente focada em consolidar o cessar-fogo em Gaza, mas que, segundo ele, poderia assumir um papel mais amplo, o que pode preocupar outras potências globais, embora tenha afirmado que trabalhará em conjunto com as Nações Unidas.
"Uma vez que este conselho esteja completamente formado, podemos fazer praticamente tudo o que quisermos. E faremos isso em conjunto com as Nações Unidas", afirmou Trump, acrescentando que a ONU (Organização das Nações Unidas) tem um grande potencial que não foi totalmente aproveitado.
Trump, que presidirá o conselho, convidou dezenas de outros líderes mundiais para participar, dizendo que deseja que ele aborde desafios que vão além da instável trégua em Gaza, o que gerou receios de que isso possa prejudicar o papel da ONU como principal plataforma para a diplomacia global e a resolução de conflitos.
O líder americano, chamou Gaza de "uma bela propriedade" e afirmou ser "um apaixonado por imóveis" ao falar sobre a reconstrução da Faixa de Gaza devastada pela guerra. "Sou um apaixonado por imóveis, e tudo se resume à localização. E eu disse: 'Vejam esta localização à beira-mar. Vejam esta bela propriedade. O que ela pode representar para tantas pessoas. Será maravilhoso'", disse ele na cerimônia do "Conselho da Paz" em Davos. Trump afirmou que "as pessoas viverão muito bem".







