VLT de Fortaleza Registrou Mais de 2 Milhões de Passageiros em 2025
- 07/08/2025

A Linha Nordeste do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) registrou 1,9 milhão de embarques entre janeiro e junho de 2025, consolidando-se como a linha com maior volume de passageiros entre os VLTs operados pelo Metrofor no Ceará. O número só é inferior ao registrado pela Linha Sul, que possui estrutura diferenciada. Em relação ao mesmo período de 2024, o volume se manteve estável. Com 54 viagens diárias, 27 entre Parangaba e Mucuripe, e outras 27 no sentido inverso, a linha contabiliza 13,5 mil embarques por dia útil, atendendo a 11 estações ao longo do percurso. As mais movimentadas foram Parangaba, com 525 mil embarques no semestre, e Papicu, com 225 mil. O serviço é gratuito para a população.
A operação da linha é feita pelo Metrofor, empresa vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), que também é responsável pela expansão do sistema sobre trilhos na capital. A Linha Nordeste atende diretamente a mais de 20 bairros da capital, entre eles Parangaba, Papicu, Mucuripe, Aldeota, Cocó e Vila União. Também oferece integração com a Linha Sul (na estação Parangaba) e com os terminais rodoviários do Papicu e da Parangaba, facilitando o deslocamento para diversas regiões da cidade. Está prevista ainda integração com a futura Linha Leste do metrô, atualmente em construção.
A linha também se fortalece como eixo estratégico para o turismo e os grandes eventos da capital. Dois novos ramais em construção, o Ramal Aeroporto e o Ramal Castelão, irão ampliar o alcance do VLT e conectá-lo a pontos-chave da cidade.
- Ramal Aeroporto: terá 2,4 km de extensão (sendo 500 metros em elevado), com capacidade para até 35 mil passageiros por dia. As obras estão 67% concluídas e contam com cerca de 150 trabalhadores.
- Ramal Castelão: iniciado em julho deste ano, terá 5,1 km de extensão (com 3,2 km em elevado), passará por cinco bairros e terá duas estações: CEU e Castelão. O prazo de conclusão é de 24 meses, com geração de até 350 empregos diretos.