Dencgue, Ceará Registra Menor Número de Mortes Causadas Pela Doença em 18 Anos

  • 19/01/2026

Dencgue, Ceará Registra Menor Número de Mortes Causadas Pela Doença em 18 Anos

O Ceará alcançou, em 2025, o menor número de óbitos por dengue registrado nos últimos 18 anos. Ao longo do ano, foram confirmadas apenas três mortes pela doença e aproximadamente 4.742 casos, configurando um cenário considerado de baixíssima circulação do vírus. Mesmo com o resultado expressivo, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) chama atenção para a possibilidade de agravamento em 2026, sobretudo com o avanço do período chuvoso.

Na capital cearense, Fortaleza, não houve nenhum registro de morte por dengue em 2025 — um feito que não ocorria desde 1997, há 28 anos, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Para o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Neto, o desempenho positivo está diretamente relacionado ao engajamento da população no combate ao mosquito transmissor.

De acordo com ele, ações simples dentro das residências, como eliminar recipientes que acumulam água, cuidar dos quintais e realizar o descarte correto do lixo, foram determinantes para reduzir os índices de infestação do Aedes aegypti. “A participação da população foi essencial para alcançarmos números tão baixos de casos e, consequentemente, a redução de óbitos no estado”, destacou.

As autoridades de saúde reforçam ainda a importância do diagnóstico precoce das arboviroses, preferencialmente durante a fase febril, o que contribui para um tratamento mais eficaz e diminui as chances de evolução para quadros graves. Já em 2026, o Brasil deu início à aplicação de uma vacina contra a dengue totalmente desenvolvida em território nacional, pelo Instituto Butantan, após mais de 40 anos sem uma imunização em larga escala. O município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi selecionado como um dos três do país a participar da etapa de vacinação ampliada, contemplando inicialmente pessoas de 15 a 59 anos.

Antonio Lima Neto ressalta que o enfrentamento da dengue exige investimentos contínuos em tecnologia, análise de risco, priorização de áreas mais vulneráveis e o fortalecimento do trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde. A Sesa alerta que o período entre fevereiro e maio exige atenção redobrada, por concentrar os maiores volumes de chuva. Caso o vírus volte a circular em um cenário de alta infestação do mosquito no início de 2026, o controle observado em 2025 pode ser rapidamente comprometido.


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Quando Eu Te Amei

Kátia de Tróia

top2
2. Vinho Branco

Manu Batidão

top3
3. Melzinho (Zun Zun Zun)

Xand Avião e Talita Mel

top4
4. Princesa

Gustavo Mioto e Ana Castela

top5
5. Dona

Luan Santana e Léo Foguete

top6
6. Que Vida Boa

Zé Vaqueiro

top7
7. Me Ama ou Me Larga

Simione Mendes

top8
8. Cuidado Coração

Kátia de Tróia e Raquel dos Teclados

top9
9. Vai Me Perdoando

Victor e Léo

top10
10. Casa de Corte

Kiko Chicabana e Jottapê Vaqueiro


Anunciantes