MEC Divulga Resultados do Enem
- 16/01/2026
O Ministério da Educação (MEC), divulgou, nesta sexta-feira (16), as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os participantes podem visualizar a sua nota por meio da página do participante, acessando por meio do login gov.br, com o CPF e senha do candidato. Treineiros que fizeram a prova terão os seus resultados divulgados em 60 dias. O Enem 2025 foi realizado, em sua versão regular, nos dias 9 e 16 de novembro, do ano passado, com três municípios do Pará tendo a prova realizada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. O Enem é a principal porta de entrada de estudantes para o ensino superior no Brasil, permitindo com que os participantes possam concorrer a vagas em instituições públicas e privadas de ensino, sendo também aceito em instituições internacionais.
Os programas estudantis do governo federal para adentrar nas universidades é o caminho onde o estudante pode seguir para iniciar a sua caminhada no ensino superior. Veja abaixo os programas e suas datas de inscrição: Sisu: O Sistema de Seleção Unificada, é o programa onde o estudante pode concorrer a uma vaga no ensino superior em universidades e institutos federais. Para concorrer a vaga nessas instituições de ensino é necessário ter feito o Enem(em uma das edições válidas), não ter zerado a redação e ter concluído o ensino médio. As inscrições para o Sisu acontecem de 19 a 23 de janeiro.
Prouni: O Programa Universidade Para Todos oferece bolsas de estudo Integrais ou parciais (50%) em faculdades particulares, com a nota do Enem. Para concorrer a vaga é necessário ter feito ao menos uma das duas últimas edições da prova, ter uma média de no mínimo 450 pontos e não ter zerado a redação. Tendo também que se encaixar nos critérios de renda que o programa apresenta. As inscrições vão acontecer de 26 a 29 de janeiro.
Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil é a modalidade em que o estudante pode fazer o curso em uma instituição privada com o governo financiando uma parte do curso durante a sua realização com o estudante pagando a sua maior parte após a sua formação, com juros reduzidos. Para pleitear uma vaga é necessário ter feito ao menos uma das duas últimas edições da prova, ter uma medida de no mínimo 450 pontos, não ter zerado a redação e ter uma renda mensal per capita bruta de até 3 salários-mínimos. O MEC ainda não divulgou a data das inscrições.







