Lula Sanciona Lei Que Proíbe Descontos Associativos Pelo INSS

  • 07/01/2026

Lula Sanciona Lei Que Proíbe Descontos Associativos Pelo INSS

O presidente Lula sancionou lei que proíbe descontos associativos em benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (7), visa aumentar a segurança para aposentados e pensionistas que contratam empréstimos consignados. Assim, a Lei nº 15.327/2026 determina a proibição de qualquer cobrança de associações, sindicatos ou entidades de classe, mesmo que tenha tido autorização anterior. Outro detalhe do novo normativo é que haverá uma busca ativa dos beneficiários que foram lesados por descontos indevidos. As fraudes em descontos associativos foram identificadas pelo Governo do Brasil no ano passado.

O presidente do INSS, Gilberto Waller, analisa que a legislação fortalece iniciativas que já vêm sendo implementadas pela gestão do Instituto. "Depois da Operação Sem Desconto, o INSS suspendeu todos os descontos associativos e, durante esses oito meses, conduziu um processo importante. Diante disso, o presidente da República e o Congresso Nacional entenderam por bem que as associações para aposentados e pensionistas são livres e funcionais", afirmou. Se o beneficiário ainda tiver interesse em se associar, poderá fazer o pagamento via: Boleto; Cartão de crédito. No entanto, não será mais possível fazer por desconto em folha. "Essa lei é um passo decisivo contra os fraudadores que se aproveitam daqueles que mais precisam da assistência previdenciária", acrescentou Gilberto Waller.

Dentre novas regras para o crédito consignado, detalhadas na nova lei, estão: Autorização expressa: para contratar um crédito consignado, será exigida uma autorização prévia, pessoal e específica do beneficiário. Essa autorização deverá ser confirmada exclusivamente por biometria (reconhecimento facial ou impressão digital) e por uma assinatura digital segura/autenticação de múltiplos fatores; Bloqueio automático: após cada contratação de crédito consignado, o benefício será bloqueado para novas operações. Para fazer um novo empréstimo, será necessário um novo procedimento de desbloqueio; Transparência e contestação: o beneficiário deverá ser sempre informado sobre a contratação e poderá contestá-la pelos canais de atendimento do INSS; Proibição de procuração e contratação por telefone: fica proibido contratar ou desbloquear crédito consignado por meio de procuração ou por telefone.

 


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Quando Eu Te Amei

Kátia de Tróia

top2
2. Vinho Branco

Manu Batidão

top3
3. Melzinho (Zun Zun Zun)

Xand Avião e Talita Mel

top4
4. Princesa

Gustavo Mioto e Ana Castela

top5
5. Dona

Luan Santana e Léo Foguete

top6
6. Que Vida Boa

Zé Vaqueiro

top7
7. Me Ama ou Me Larga

Simione Mendes

top8
8. Cuidado Coração

Kátia de Tróia e Raquel dos Teclados

top9
9. Vai Me Perdoando

Victor e Léo

top10
10. Casa de Corte

Kiko Chicabana e Jottapê Vaqueiro


Anunciantes