Voos de Empresas Brasileiras São Afetados Devido Crise na Venezuela

  • 07/01/2026

Voos de Empresas Brasileiras São Afetados Devido Crise na Venezuela

A crise na Venezuela tem provocado impactos na malha aérea internacional e levado ao cancelamento de voos que partem do Brasil, pelo menos até a próxima sexta-feira (9). Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o órgão acompanha a situação das rotas afetadas pelo atual contexto geopolítico e pelas restrições no espaço aéreo venezuelano. Em nota, a agência informou que mantém diálogo com as companhias aéreas que operam voos com origem ou destino na Venezuela e em regiões impactadas, monitorando os efeitos operacionais e as medidas adotadas para garantir o atendimento aos passageiros. Além disso, a agência ressaltou, no entanto, que o controle do espaço aéreo brasileiro é de responsabilidade do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

Entre as empresas afetadas, a Azul Linhas Aéreas confirmou o cancelamento de voos em razão das restrições no espaço aéreo da Venezuela. Foram suspensas as operações entre Confins (MG) e Curaçao no domingo (4), segunda (5) e terça-feira (6), em ambos os sentidos, além dos voos entre Belém (PA) e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, na segunda-feira (5) e nesta quarta-feira (7). Voos extras foram programados entre terça (6) e sexta-feira (9) para atender os passageiros impactados. Segundo a companhia, os clientes estão recebendo assistência e sendo informados pelos canais oficiais da empresa.

Para reduzir os impactos, a Azul também flexibilizou a política de remarcação para passagens emitidas no período, permitindo alterações sem custo ou a conversão do valor em crédito para uso em até 12 meses. A empresa afirmou que as medidas visam garantir a segurança das operações. Em nota, a Latam Airlines apenas destacou seus os voos partindo da Colômbia, nos quais as operações para Aruba e Curaçao estão normalizadas. A Latam Brasil afirmou que não opera voos para a Venezuela. A Anac afirmou que seguirá acompanhando a evolução do cenário e poderá adotar providências dentro de suas atribuições legais, em articulação com outros órgãos do setor.

A Latam Airlines Colômbia afirmou em nota que retoma as três frequências semanais entre Bogotá e ambos os destinos. De forma complementar, a companhia operou dois voos adicionais de ida e volta para Aruba e Curaçao, para facilitar o retorno dos passageiros afetados pelos cancelamentos registrados durante o fim de semana. A empresa GOL informou que os voos da companhia que teriam como origem ou destino o Aeroporto de Caracas (CCS) seguem suspensos temporariamente conforme decisão comunicada em dezembro de 2025.

Segundo às informações da companhia, os clientes que compraram bilhetes diretamente com a GOL seguem podendo pedir crédito ou reembolso diretamente na Central de Atendimento 0300-115-2121 (Brasil) ou +55 11 3471 2973 (exterior). Já os clientes cujos bilhetes foram comprados com milhas podem realizar a gestão de suas reservas diretamente com a Smiles pelo telefone 0300 115 7001 (Smiles ou Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro ou Diamante). Aqueles que adquiriram bilhetes com agências devem procurar a própria agência.


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Quando Eu Te Amei

Kátia de Tróia

top2
2. Vinho Branco

Manu Batidão

top3
3. Melzinho (Zun Zun Zun)

Xand Avião e Talita Mel

top4
4. Princesa

Gustavo Mioto e Ana Castela

top5
5. Dona

Luan Santana e Léo Foguete

top6
6. Que Vida Boa

Zé Vaqueiro

top7
7. Me Ama ou Me Larga

Simione Mendes

top8
8. Cuidado Coração

Kátia de Tróia e Raquel dos Teclados

top9
9. Vai Me Perdoando

Victor e Léo

top10
10. Casa de Corte

Kiko Chicabana e Jottapê Vaqueiro


Anunciantes