Voos de Empresas Brasileiras São Afetados Devido Crise na Venezuela
- 07/01/2026
A crise na Venezuela tem provocado impactos na malha aérea internacional e levado ao cancelamento de voos que partem do Brasil, pelo menos até a próxima sexta-feira (9). Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o órgão acompanha a situação das rotas afetadas pelo atual contexto geopolítico e pelas restrições no espaço aéreo venezuelano. Em nota, a agência informou que mantém diálogo com as companhias aéreas que operam voos com origem ou destino na Venezuela e em regiões impactadas, monitorando os efeitos operacionais e as medidas adotadas para garantir o atendimento aos passageiros. Além disso, a agência ressaltou, no entanto, que o controle do espaço aéreo brasileiro é de responsabilidade do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
Entre as empresas afetadas, a Azul Linhas Aéreas confirmou o cancelamento de voos em razão das restrições no espaço aéreo da Venezuela. Foram suspensas as operações entre Confins (MG) e Curaçao no domingo (4), segunda (5) e terça-feira (6), em ambos os sentidos, além dos voos entre Belém (PA) e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, na segunda-feira (5) e nesta quarta-feira (7). Voos extras foram programados entre terça (6) e sexta-feira (9) para atender os passageiros impactados. Segundo a companhia, os clientes estão recebendo assistência e sendo informados pelos canais oficiais da empresa.
Para reduzir os impactos, a Azul também flexibilizou a política de remarcação para passagens emitidas no período, permitindo alterações sem custo ou a conversão do valor em crédito para uso em até 12 meses. A empresa afirmou que as medidas visam garantir a segurança das operações. Em nota, a Latam Airlines apenas destacou seus os voos partindo da Colômbia, nos quais as operações para Aruba e Curaçao estão normalizadas. A Latam Brasil afirmou que não opera voos para a Venezuela. A Anac afirmou que seguirá acompanhando a evolução do cenário e poderá adotar providências dentro de suas atribuições legais, em articulação com outros órgãos do setor.
A Latam Airlines Colômbia afirmou em nota que retoma as três frequências semanais entre Bogotá e ambos os destinos. De forma complementar, a companhia operou dois voos adicionais de ida e volta para Aruba e Curaçao, para facilitar o retorno dos passageiros afetados pelos cancelamentos registrados durante o fim de semana. A empresa GOL informou que os voos da companhia que teriam como origem ou destino o Aeroporto de Caracas (CCS) seguem suspensos temporariamente conforme decisão comunicada em dezembro de 2025.
Segundo às informações da companhia, os clientes que compraram bilhetes diretamente com a GOL seguem podendo pedir crédito ou reembolso diretamente na Central de Atendimento 0300-115-2121 (Brasil) ou +55 11 3471 2973 (exterior). Já os clientes cujos bilhetes foram comprados com milhas podem realizar a gestão de suas reservas diretamente com a Smiles pelo telefone 0300 115 7001 (Smiles ou Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro ou Diamante). Aqueles que adquiriram bilhetes com agências devem procurar a própria agência.







