Lula Desembarca no Chile
- 20/07/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na noite deste domingo (20) no Chile, onde participará de reuniões com líderes mundiais. Deve ter presença dos presidentes do Chile, Colômbia e Uruguai, além do primeiro-ministro da Espanha. A reunião acontece em meio à decisão dos Estados Unidos em taxar em 50% as exportações de produtos do Brasil e revogar o visto de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Em discursos e entrevistas sobre o tema nesta semana, Lula defendeu assiduamente a soberania nacional brasileira.
Em diferentes partes do mundo, a democracia enfrenta um momento de grandes desafios. A erosão das instituições, o avanço dos discursos autoritários impulsionados por diferentes setores políticos e o crescente desinteresse dos cidadãos são sintomas de um mal-estar profundo em amplos setores da sociedade. A isso se somam as persistentes desigualdades, o retrocesso nos direitos fundamentais, a disseminação da desinformação e de discursos de ódio em plataformas digitais, e a expansão de redes criminosas que desafiam a legitimidade do Estado. Diante desse cenário, não cabe o imobilismo nem o medo. Defendemos a esperança.
Em um mundo cada vez mais polarizado, como líderes progressistas temos o dever de agir com convicção e responsabilidade frente àqueles que pretendem enfraquecer a democracia e suas instituições. Porque não basta evocar a democracia nem falar em seu nome: devemos fortalecê-la, renová-la e torná-la significativa para aqueles que sentem suas promessas não cumpridas. É com mais democracia que criaremos mais oportunidades para as gerações futuras, e como melhor nos adaptaremos aos desafios globais impostos pela inteligência artificial ou a mudança do clima.
Resolver os problemas da democracia com mais democracia, sempre. Esse é o princípio que convoca os governos do Chile, Brasil, Espanha, Uruguai e Colômbia à Reunião de Alto Nível “Democracia Sempre”, a ser realizada em Santiago no próximo dia 21 de julho.