Em Fotaleza, Falta de Iluminação Tem Sido Causa de Acidentes
- 06/01/2026
Moradores e pessoas que circulam pelo entorno do túnel da avenida Humberto Monte, no bairro Bela Vista, em Fortaleza, reclamam da insegurança viária no local. O trecho, que conecta a via à av. Governador Parsifal Barroso, registra acidentes frequentes, inclusive com mortes. Além disso, a falta de iluminação à noite agrava o problema e aumenta a sensação de insegurança para quem passa pelo túnel. O trecho registra casos recentes de acidentes graves. Na madrugada do dia 11 de janeiro de 2025, um motociclista de 38 anos morreu após perder o controle da moto na avenida Humberto Monte, colidir com o meio-fio e cair, batendo a cabeça no chão.Outro óbito foi o do motociclista de aplicativo Lucas
Alencar, 28, no dia 7 de novembro de 2025, no trecho na altura da av. Gov. Parsifal Barroso. Conforme relatos de testemunhas e familiares, Lucas teria sido fechado por um carro durante uma altercação no trânsito, perdeu o controle da motocicleta e colidiu contra um poste.A morte de Lucas motivou um protesto de centenas de motociclistas de aplicativo no dia 19 de novembro, que cobraram esclarecimentos sobre a identificação do suspeito e medidas de segurança no trecho.
O trecho do túnel da Humberto Monte dá acesso a pontos de grande circulação da Capital, como o Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Parque Rachel de Queiroz e, mais adiante, o Shopping RioMar Kennedy. Ao lado, há também empreendimentos comerciais, além de uma faculdade particular. Pela via trafegam ônibus, caminhões, motocicletas e carros. Entre as duas pistas, cada uma em um sentido, há uma ciclovia.







