Captura de Maduro é Tema de Discussão do Conselho da ONU
- 05/01/2026
A legalidade da captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro pelos EUA estará em foco na segunda-feira (5) na ONU (Organização das Nações Unidas), mas é improvável que Washington enfrente fortes crÃticas de seus aliados sobre a operação militar no estado latino-americano. O Conselho de Segurança da ONU, composto por 15 membros, se reunirá na segunda-feira ao meio-dia, horário de BrasÃlia, após as Forças Especiais dos EUA capturarem Maduro em uma operação no sábado (30, que causou uma queda de energia em partes de Caracas e atingiu instalações militares. As autoridades venezuelanas também afirmaram que a operação foi fatal.
Maduro está agora detido em Nova York, aguardando uma audiência no tribunal na segunda-feira por acusações de tráfico de drogas. A Rússia, China e outros aliados da Venezuela acusaram os Estados Unidos de violar a lei internacional, mas os aliados dos EUA — muitos dos quais se opõem a Maduro — foram mais reservados sobre quaisquer preocupações em relação ao uso da força militar.
"Julgando pelas reações dos lÃderes europeus até o momento, suspeito que os aliados dos EUA vão se esquivar de forma elegante no Conselho de Segurança", disse Richard Gowan, diretor de questões globais e instituições do InternationalCrisisGroup, um thinktank. O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, vê a operação dos EUA como um "precedente perigoso", disse seu porta-voz no sábado. Muitos especialistas jurÃdicos também afirmam que a ação dos EUA foi ilegal, embora Washington consiga bloquear qualquer tentativa do Conselho de Segurança da ONU de responsabilizá-los.







