Em Santa Catarina, Balão Pega Fogo e Cai. Oito Mortos e Treze Sobreviventes
- 21/06/2025

Um balão tripulado que levava 21 pessoas a bordo despencou do céu em Praia Grande (SC) após pegar fogo, na manhã deste sábado (21). O governo de Santa Catarina informou que a tragédia deixou 8 mortos e 13 sobreviventes. O acidente aconteceu no extremo sul do estado, região conhecida como Capadócia brasileira, famoso destino para a prática do balonismo. As causas do acidente ainda são apuradas. Fazia sol na região no momento da queda e imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o balão no alto em chamas e pessoas pulando em meio ao desespero. Pelos registros feitos por moradores em terra é possível ver quando o cesto atinge ao chão, às margens da Rodovia SC-108. A aeronave caiu em uma área rural nas proximidades de um posto de saúde. Os 13 sobreviventes, entre eles o piloto, foram encaminhados a hospitais próximos pelo Corpo de Bombeiros e pelo Samu.
Pelo menos cinco dos feridos foram levados Hospital Nossa Senhora de Fátima, no Centro em Praia Grande. A unidade mobilizou uma operação especial com reforço de médicos e enfermagem para atender as vítimas. A empresa do acidente é a Sobrevoar, que atua com balonismo em Praia Grande. O veículo tinha autorização e as licenças necessárias para voar.
Praia Grande, que apesar do nome não é banhada pelo litoral, está no sul catarinense região com a maior cadeia de cânions da América Latina e fica aos pés do trecho mais abrupto da Serra, onde estão alguns dos cânions mais famosos da região sul, como o Itaimbezinho e o Malacara. A cidade, na divisa com o Rio Grande do Sul, tem potencial turístico e recebe turistas interessados em fazer vôos de balão. Segundo a prefeitura, são dezenas de empresas credenciadas e mais de 7 mil pousos e decolagens por mês. Praia Grande a 270 quilômetros de Florianópolis e a 230 quilômetros de Porto Alegre. A entrada da cidade é localizada a 21 quilômetros da BR-101, importante corredor econômico da região.