Irã Atinge Hospital Israelense
- 19/06/2025

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou que o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, "não pode mais existir" após um hospital de Israel ter sido atingido por um ataque com mísseis iranianos. Em declarações a jornalistas em Holon, perto de Tel Aviv, Katz disse, segundo a mídia local e a agência de notícias AFP: "Khamenei declara abertamente que quer a destruição de Israel e que ele pessoalmente dá a ordem de atirar nos hospitais. "Ele considera a destruição do Estado de Israel um objetivo... Esse homem não pode mais existir." Já o aiatolá Ali Khamenei, disse nesta quinta-feira (19/06) ao povo iraniano que "se o inimigo sentir que vocês têm medo dele, não o abandonarão". Em uma publicação no X, ele diz: "Continuem com o mesmo comportamento que vocês tiveram até hoje; continuem com esse comportamento com força."
O Hospital Soroka, em Bersheba, no sul de Israel, foi atingido após o Irã lançar uma onda de mísseis na noite de quarta-feira (18/06) e manhã de quinta-feira (19/06). O hospital foi fortemente danificado, disse um porta-voz do governo. O serviço de emergência de Israel afirma que pelo menos 65 pessoas ficaram feridas em todo o país. Isso inclui um homem na faixa dos 80 anos e duas mulheres na faixa dos 70 anos que estão em estado grave, duas mulheres na faixa dos 80 anos em estado estável, 42 pessoas em estado leve e 18 pessoas que ficaram feridas a caminho de abrigos antiaéreos. O principal alvo do ataque com mísseis foi uma instalação militar próxima ao hospital, e não o próprio hospital, segundo a mídia estatal do Irã.
De acordo com a agência de notícias IRNA, o ataque teve como alvo um "quartel-general de comando e inteligência (IDF C4i, na sigla em inglês)" das Forças de Defesa de Israel (IDF) e um ponto de inteligência do exército no Centro Tecnológico Gav-Yam Negev. "O hospital foi exposto apenas à onda de choque e não sofreu danos graves, mas a infraestrutura militar foi um alvo preciso e direto", diz a reportagem da rede estatal iraniana. O centro de tecnologias avançadas de Gav-Yam Negev fica adjacente ao campus da Universidade Ben Gurion e ao campus da IDF C4i. A mídia israelense noticiou anteriormente que um campus das IDF está sendo construído neste local. Em uma publicação no X, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse: "Esta manhã, os tiranos terroristas do Irã lançaram mísseis contra o Hospital Soroka, em Bersheba, e contra uma população civil no centro do país. Vamos cobrar o preço integral dos tiranos em Teerã."