Lula Sanciona Liberação de R$ 3 Milhões Para Docas Cearense
- 24/12/2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou quatro leis que autorizam a liberação de créditos adicionais ao Orçamento da União de 2025, com foco principalmente em investimentos em infraestrutura. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (23). Entre os recursos autorizados, a Companhia Docas do Ceará (CDC), localizada em Fortaleza, será contemplada com R$ 3 milhões.
O valor está previsto na Lei nº 15.310, de 2025, e será destinado à compra de equipamentos e à realização de estudos náuticos de manobrabilidade e navegabilidade, com o objetivo de viabilizar o recebimento de navios porta-contêiner no Porto de Fortaleza. Os recursos também permitirão a contratação de projetos para a adequação de estruturas estratégicas do complexo portuário.
De acordo com o texto legal, estão previstas intervenções em áreas como armazéns, sistema de combate a incêndio, cais comercial, sinalização náutica e píer petroleiro. As ações buscam modernizar a infraestrutura portuária cearense e ampliar a capacidade operacional do porto, fortalecendo sua competitividade logística e sua integração às rotas nacionais e internacionais de comércio.








