Sancionado Aumento de 8% Para os Servidores do Judiciário

  • 23/12/2025

Sancionado Aumento de 8% Para os Servidores do Judiciário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou um reajuste de 8% no salário de servidores públicos do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos vencimentos nos tribunais em 2027 e 2028. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (22). Para justificar a sanção, Lula afirmou que os aumentos previstos para os anos seguintes “contrariam o interesse público”. "Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", diz o documento.

Conforme o governo, o reajuste visa corrigir parte da perda de recursos que o Poder Judiciário da União tem encarado desde 2019. A proposta do Orçamento aprovada para o próximo ano diz que o custo do reajuste será de R$ 1,77 bilhão. A decisão irá impactar STF, STJ, CNJ, Justiça Federal, Justiça do DF, Justiça Militar, Justiça do Trabalho e Justiça Eleitoral.

Em setembro deste ano, o STF enviou ao Congresso um projeto de lei propondo um reajuste anual de 8% aos servidores do Judiciário entre 2026 e 2028. No início de novembro, o texto foi aprovado na Câmara dos Deputados com 299 votos a favor e 119 contra. O documento foi entregue pelo então presidente do STF, Luís Roberto Barroso, ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em 24 de setembro. No Senado, passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi aprovado, no dia 26 de novembro, pelo Plenário da Casa. O relator, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que não se tratava de aumento real, mas de recomposição de perdas.


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Quando Eu Te Amei

Kátia de Tróia

top2
2. Vinho Branco

Manu Batidão

top3
3. Melzinho (Zun Zun Zun)

Xand Avião e Talita Mel

top4
4. Princesa

Gustavo Mioto e Ana Castela

top5
5. Dona

Luan Santana e Léo Foguete

top6
6. Que Vida Boa

Zé Vaqueiro

top7
7. Me Ama ou Me Larga

Simione Mendes

top8
8. Cuidado Coração

Kátia de Tróia e Raquel dos Teclados

top9
9. Vai Me Perdoando

Victor e Léo

top10
10. Casa de Corte

Kiko Chicabana e Jottapê Vaqueiro


Anunciantes