Elmano Fala Sobre a Reeleição e os Apoios Políticos Para 2026

  • 23/12/2025

Elmano Fala Sobre a Reeleição e os Apoios Políticos Para 2026

O governador Elmano de Freitas (PT) está aproveitando o fim do seu terceiro ano de gestão no governo do Estado para dar recados sobre o ano eleitoral, em que deve buscar a reeleição. Embora tenha evitado falar sobre eleições diretamente, o governador, nos bastidores, não cogita a hipótese de abrir mão da reeleição. Sempre que questionado sobre o papel dos aliados na formação da chapa majoritária, Elmano tem afirmado protagonismo nas conversas e esforço na tentativa de atrair partidos que possam agregar tempo de tv como o caso da federação União Progressista.

Na gestão, ele destaca a missão de concluir o Hospital Regional do Maciço do Baturité e avançar nas obras da unidade de Crateús, além de atingir a meta de universalizar as matrículas em tempo integral na rede estadual, como forma de “credenciamento” para sua campanha de reeleição. Outra sinalização dada pelo governador é para os aliados. Primeiro, ele definiu que os auxiliares só irão deixar os cargos no fim do prazo de desincompatibilização, entre o fim de março e o início de abril de 2026. Depois, o governador anunciou que, em geral, as pastas deverão ser tocadas por técnicos que já estão no governo, sinalizando não haver uma nova rodada de negociação para ocupação de cargos. "É tempo de entregas", disse ele.

Elmano diz ter a informação de que o deputado federal Moses Rodrigues (União), aliado dele, será o presidente da federação do partido com o Progressistas no Ceará. Atrair a federação será a mais dura e estratégica tarefa política de Elmano no ano eleitoral. A união Progressista se divide entre aliados do governador e opositores no Ceará. A queda de braço, certamente, vai passar por uma articulação nacional. Enquanto isso, os governistas se movem para ter fichas no jogo. Outro recado de Elmano é sobre o senador Cid Gomes (PSB). Desde que Ciro passou a ser especulado como candidato a governador pela oposição, Elmano tem reiterado o papel do senador como aliado do governo. E, portanto, peça estratégica na montagem da chapa no ano que vem. Cid, por seu turno, reafirmou o compromisso com Elmano.

Elmano e Camilo têm defendido que Cid seja novamente candidato a senador. A defesa é de que seria um nome de peso a contribuir com a chapa majoritária, que enfrentará uma difícil articulação política para contemplar aliados. Elmano foi muito cuidadoso em todas as oportunidades que se referiu à sua vice-governadora, Jade Romero (MDB). Indicação do MDB para composição da chapa em 2022, ela segue como liderança a esperar as definições partidárias para formação da chapa. Elmano destacou que as decisões serão tomadas em negociações com os partidos. Nos bastidores, entretanto, a defesa é que Jade cumpre um bom papel como vice para o projeto e o grupo político. E que, qualquer que seja a decisão, ela terá apoio no caminho a seguir.


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Quando Eu Te Amei

Kátia de Tróia

top2
2. Vinho Branco

Manu Batidão

top3
3. Melzinho (Zun Zun Zun)

Xand Avião e Talita Mel

top4
4. Princesa

Gustavo Mioto e Ana Castela

top5
5. Dona

Luan Santana e Léo Foguete

top6
6. Que Vida Boa

Zé Vaqueiro

top7
7. Me Ama ou Me Larga

Simione Mendes

top8
8. Cuidado Coração

Kátia de Tróia e Raquel dos Teclados

top9
9. Vai Me Perdoando

Victor e Léo

top10
10. Casa de Corte

Kiko Chicabana e Jottapê Vaqueiro


Anunciantes