Deputado Cearense é Citado em Operação de Investigação da Câmara

  • 15/12/2025

Deputado Cearense é Citado em Operação de Investigação da Câmara

O deputado federal Junior Mano (PSB) apareceu em uma nova etapa das investigações da Polícia Federal (PF) sobre desvio de emendas parlamentares. Na decisão que embasou a Operação Transparência, deflagrada nesta sexta-feira (12), o ministro Flávio Dino, relator do caso, cita uma anotação em que é mencionado um suposto pedido do cearense para redirecionar emendas de um município para outro. Junior Mano não foi alvo da operação desta sexta, mas aparece no contexto das apurações.

A menção ao deputado surge no braço da investigação que apura o papel de Mariângela Fialek, ex-assessora do parlamentar e do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no suposto esquema. Ela foi alvo dos investigadores nesta sexta-feira. Agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão em salas utilizadas por ela e também em sua residência. Em nota, o deputado federal informou que "não é investigado no processo em questão conduzido pelo ministro Flávio Dino".

Destacou ainda que "as anotações nos manuscritos mencionados tratavam de remanejamento de recursos entre municípios que nem chegou a ser efetivado, pois foi cancelado". "O procedimento é regular, previsto nas atribuições parlamentares, servindo para ajustar repasses federais quando necessário", concluiu Junior Mano. Fialek é apontada como responsável por organizar a destinação de emendas. Atualmente, ela trabalha na liderança do PP na Câmara.

O cearense é citado para embasar o suposto papel central da servidora. “Identificou-se evidente manipulação da destinação de recursos promovida pela investigada a partir das diretrizes do parlamentar Júnior Mano”, diz a PF, em trecho reproduzido por Dino. O ministro menciona a apreensão de uma folha de anotações manuscrita com indícios de “redirecionamento de recursos de emendas”.

“No caso, houve a transferência de recursos que seriam destinados ao município de Nova Russas para o município de Reriutaba, ambos no Ceará, a pedido do deputado”, aponta a PF. O município de Nova Russas é comandado pela esposa do deputado federal, a prefeita Giordanna Mano (PSB). Em Reriutaba, Mano também tem um aliado, o prefeito Pedro Humberto (PSB).

“Novamente fala-se de recursos da Codevasf para pavimentação de vias. Em pesquisas realizadas, identifica-se que o Município de Reriutaba promoveu diversas licitações vinculadas a serviços de pavimentação em pedra tosca – tal qual anotado na folha manipulada por Tuca”, afirmam as investigações.


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Quando Eu Te Amei

Kátia de Tróia

top2
2. Vinho Branco

Manu Batidão

top3
3. Melzinho (Zun Zun Zun)

Xand Avião e Talita Mel

top4
4. Princesa

Gustavo Mioto e Ana Castela

top5
5. Dona

Luan Santana e Léo Foguete

top6
6. Que Vida Boa

Zé Vaqueiro

top7
7. Me Ama ou Me Larga

Simione Mendes

top8
8. Cuidado Coração

Kátia de Tróia e Raquel dos Teclados

top9
9. Vai Me Perdoando

Victor e Léo

top10
10. Casa de Corte

Kiko Chicabana e Jottapê Vaqueiro


Anunciantes