Cobrança Para Acesso a Jericoacoara Será Analisado Pela Justiça

  • 10/12/2025

Cobrança Para Acesso a Jericoacoara Será Analisado Pela Justiça

A Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em Recife, volta a julgar, nesta terça-feira (9), a cobrança de ingressos para acessar a Vila de Jericoacoara, no litoral do Ceará. A temática já havia sido analisada e negada em primeira instância, em outubro deste ano. O recurso dá seguimento à tentativa da concessionária Urbia Cataratas, que é responsável pela administração do Parque Nacional de Jericoacoara, de exigir uma taxa inicial de R$ 50 por dia para a visitação do local. Gradualmente, ano a ano, esse valor diário deve aumentar, até atingir o custo de R$ 120/dia em até cinco anos.

Por dois votos a um, o TRF5 já havia decidido, no último 21 de outubro, que a cobrança deveria ser restringida apenas às atrações da Vila. À época, a concessionária também propunha a realização de obras na região, medida que foi autorizada pela Justiça. O recurso atual foi apresentado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável por gerenciar as Unidades de Conservação Federais (UCFs), junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e trata apenas da cobrança de ingresso. O Diário do Nordeste contatou a Urbia Cataratas para buscar um posicionamento sobre o assunto. Quando houver retorno, este texto será atualizado.

Durante o andamento das audiências públicas, o ICMBio havia garantido às comunidades locais que o projeto não afetaria a livre entrada à Vila de Jericoacoara. O presidente do Conselho Comunitário da Vila de Jericoacoara, Lucimar Vasconcelos, aponta que “insistir nesse julgamento é reabrir uma discussão que já foi decidida e que coloca em risco o futuro da Vila”. Ele afirma que a decisão trará impacto direto para todos os públicos do local — moradores, trabalhadores e turistas —, bem como afetará a economia local e a relação institucional entre Estado, Município e a comunidade tradicional da cidade, que “se sente traída” pela atitude do ICMBio.


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Quando Eu Te Amei

Kátia de Tróia

top2
2. Vinho Branco

Manu Batidão

top3
3. Melzinho (Zun Zun Zun)

Xand Avião e Talita Mel

top4
4. Princesa

Gustavo Mioto e Ana Castela

top5
5. Dona

Luan Santana e Léo Foguete

top6
6. Que Vida Boa

Zé Vaqueiro

top7
7. Me Ama ou Me Larga

Simione Mendes

top8
8. Cuidado Coração

Kátia de Tróia e Raquel dos Teclados

top9
9. Vai Me Perdoando

Victor e Léo

top10
10. Casa de Corte

Kiko Chicabana e Jottapê Vaqueiro


Anunciantes