Em Eusébio, Justiça Determina Prisão Preventiva de PM Que Praticou Feminicídio

  • 06/12/2025

Em Eusébio, Justiça Determina Prisão Preventiva de PM Que Praticou Feminicídio

A Justiça do Ceará converteu em preventiva a prisão em flagrante do policial militar Joaquim Gomes de Melo Filho, acusado de matar a própria companheira, também policial militar, a tiros. A decisão foi proferida na tarde desta sexta-feira, 5, em Maracanaú.O crime de feminicídio ocorreu na última quarta-feira, 3, no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. Na decisão, a juíza Ana Celia Pinho Carneiro negou o pedido da defesa para que o militar respondesse em liberdade e acatou o parecer do Ministério Público. A magistrada justificou a manutenção da prisão citando a "gravidade concreta da conduta" e a necessidade de garantir a ordem pública e a instrução criminal.

"Depreende-se dos autos o perigo do estado de liberdade do autuado (...) que agiu com violência letal contra sua companheira, mesmo sendo agente da lei, demonstrando descontrole e potencial para novas agressões", apontou a juíza. A decisão também ressaltou que, por ser integrante da corporação militar, a liberdade de Joaquim poderia oferecer risco às investigações, com possibilidade de "influenciar testemunhas ou obstruir a coleta de provas". Segundo os autos do processo, a Polícia Militar foi acionada para uma ocorrência na avenida Santa Cecília, no Eusébio, onde o casal teria sido baleado. O soldado Joaquim dirigiu o próprio carro até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

Ao chegarem à unidade de saúde, os policiais encontraram o carro do suspeito. Joaquim apresentava uma perfuração de bala na coxa. A companheira dele, no entanto, já havia falecido. Dentro do veículo do casal, a perícia encontrou duas armas de fogo, sendo uma sobre o banco do passageiro e outra atrás do banco do motorista. Em interrogatório, Joaquim Gomes alegou que agiu em legítima defesa. Ele afirmou que estava no carro com a companheira quando, durante uma discussão, ela teria sacado a arma para atingi-lo. O soldado disse que reagiu sacando sua própria arma e disparando contra ela.

A juíza determinou ainda que o processo tramite em segredo de justiça e declinou a competência para a Vara Criminal da Comarca de Eusébio, onde o caso será julgado pelo Tribunal do Júri. O policial deve ser transferido para o Presídio Militar, onde permanecerá à disposição da Justiça.


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Quando Eu Te Amei

Kátia de Tróia

top2
2. Vinho Branco

Manu Batidão

top3
3. Melzinho (Zun Zun Zun)

Xand Avião e Talita Mel

top4
4. Princesa

Gustavo Mioto e Ana Castela

top5
5. Dona

Luan Santana e Léo Foguete

top6
6. Que Vida Boa

Zé Vaqueiro

top7
7. Me Ama ou Me Larga

Simione Mendes

top8
8. Cuidado Coração

Kátia de Tróia e Raquel dos Teclados

top9
9. Vai Me Perdoando

Victor e Léo

top10
10. Casa de Corte

Kiko Chicabana e Jottapê Vaqueiro


Anunciantes