Justiça Determina Que CBF Pague o Icasa
- 04/12/2025
A justiça reconheceu o valor de R$75 milhões estabelecido pela perícia e determinou o pagamento da dívida da CBF ao Icasa em decisão que foi emitida nesta quarta-feira(3). A juíza determina que o valor deve ser pago de forma imediata, dentro de 24h, mas devido a burocracias, pode ser efetuado em até dez dias. O Icasa ainda não recebe o dinheiro de forma integral. Isso acontece pois parte do valor será automaticamente destinada ao pagamento das dívidas do clube.
Essas dívidas são aquelas em que o recurso já não é mais possível e o clube apenas efetua o pagamento aos seus credores. A diretoria ainda irá analisar as outras dívidas do clube para buscar as melhores soluções de como agir com o dinheiro em mãos. O time hoje se encontra na segunda divisão do campeonato cearense, indo para o seu quarto ano seguido jogar a competição, e enxerga nesse valor, o meio possível de se reerguer.
O caso aconteceu no ano de 2013, quando o Icasa, jogando a série B do Brasileirão, e fazendo uma campanha histórica, ficou a um ponto de conquistar o acesso à primeira divisão do futebol nacional. O clube, no ano seguinte, denunciou o Figueirense com relação a uma escalação irregular de um jogador da equipe durante o campeonato. A equipe catarinense terminou o campeonato em quarto lugar, uma posição acima do Icasa.
A confederação brasileira de futebol acabou não aceitando a denúncia e manteve a equipe do sul do país com a vaga assegurada. Após o acontecido, a equipe caririense entrou na justiça contra a CBF, alegando danos materiais, com o caso tramitando desde 2014. E em 2025,a equipe enfim conseguiu vencer a entidade máxima do futebol brasileiro, que terá que pagar o valor de 75 milhões ao Verdão do Cariri.








