Papa Francisco Serà Homenageado Com Nome de Hospital no Ceará
- 04/12/2025
O Governo do Ceará iniciou oficialmente, no último fim de semana, a construção de um novo hospital de grande porte para atender à população do interior do Estado. O local será batizado com o nome do primeiro pontífice latino-americano da Igreja Católica: o Hospital Polo Regional Papa Francisco ficará em Baturité e tem previsão de 239 leitos. A ordem de serviço foi assinada em 29 de novembro de 2025. O objetivo da unidade é descentralizar o atendimento hospitalar e aproximar serviços de saúde de alta e média complexidade da Região do Maciço de Baturité, evitando longos deslocamentos para a capital. Segundo o governador Elmano de Freitas, após a decisão de construção do hospital, a gestão estadual ainda não havia entrado em consenso do nome para a unidade. A homenagem veio em abril, quando ocorreu o falecimento de Francisco.
A expectativa é que ele beneficie cerca de 232 mil cearenses de 13 municípios: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção.
O investimento será de R$ 255,7 milhões na primeira etapa da obra. Ao todo, a unidade hospitalar oferecerá sete especialidades principais: emergência (porta aberta) - obstetrícia (também em porta aberta) - traumato-ortopedia - pediatria clínica - clínica geral - cirurgia geral - cirurgia obstétrica. Além do perfil assistencial, o hospital terá um papel relevante no ensino e na formação de novos profissionais. Com a implantação do curso de Medicina da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), o Papa Francisco será utilizado como campo de internato e residência médica e multiprofissional. Durante o pico da construção, cerca de 500 operários deverão ser mobilizados, gerando emprego e renda local.








