Ex-Lutador Chiquerim é Preso Por Suspeita de Facilitar Acesso de Armas Para Facções
- 10/05/2025

Uma operação da Polícia Civil contra pessoas envolvidas com grupos criminosos em Fortaleza (CE) resultou na prisão de cinco pessoas,nesta sexta-feira (9). Um dos capturados foi o ex-lutador de Artes Marciais Mistas, do inglêsMixed Martial Arts (MMA), José Willamy OliveiraFreire, conhecido como "Chiquerim". Segundo informações divulgadas em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (9), ele é suspeito de facilitar o acesso de armas e munições para membros de facções, usando o próprio registro como Colecionador, Atirador desportivo e Caçador (CAC). A operação policial ocorreu no bairro Cajazeiras, em Fortaleza.
O delegado Carlos Kléber, do Departamento de Inteligência da Capital, disse que até o início da tarde desta sexta-feira (9), cinco pessoas foram presas, sendo duas delas com registros de CAC. A defesa do ex-lutador e CAC não foi localizada pela reportagem. O espaço segue aberto para futuras manifestações. A linha de investigações é que esse material foi usado por organização criminosa", declarou o delegado. Durante a operação, os policiais civis apreenderam pistolas, revólveres, espingardas, carabinas e milhares de munições. A Polícia Civil iniciou as investigações com base em denúncias do 181, Boletins de Ocorrência, vítimas de extorsão, entre outras iniciativas.
O ex-lutador de MMA ficou conhecido após ser campeão do Shooto Brasil, Sul-Americano e Mundial, em meados dos anos 2000. Ele encerrou a carreira em 2013 por problemas físicos. A partir de então passou a se dedicar a aulas de artes marciais.