COP30 Tem Confirmada a Presença de Mais de 160 Países
- 05/11/2025
O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou nesta terça-feira (4), que o número de delegações confirmadas para a COP30, em Belém (PA), confirma o sucesso do trabalho de preparação feito pelo governo federal para receber o encontro mundial do clima. Segundo Sabino, mais de 160 delegações já confirmaram presença na conferência, que reunirá líderes de todo o planeta para discutir metas e propostas de combate às mudanças climáticas. “O dado é dinâmico, todo dia ele é alterado. A última vez que eu olhei estava com mais de 160 delegações confirmadas. A gente tem trabalhado diariamente não só para garantir a infraestrutura, mas também para garantir a participação. E temos sido muito bem-sucedidos nos dois casos”, afirmou.
O ministro destacou que a preocupação com a falta de hospedagem foi superada após a criação de uma força-tarefa que reuniu os ministérios do Turismo, das Relações Exteriores e do Meio Ambiente, além da presidência da COP. O grupo, segundo ele, atuou diretamente com as delegações internacionais para resolver eventuais dificuldades de acomodação. “Aquela preocupação que alguns setores tinham sobre a hospedagem foi totalmente superada. O governo brasileiro trabalhou muito para que essa COP, além de receptiva e agradável, fosse também inclusiva e participativa”, disse.
Durante a entrevista, concedida no porto de Outeiro, em Belém, Sabino acompanhou a chegada dos transatlânticos Costa Diadema e SeaView, que servirão como hotéis flutuantes durante o evento. “Esses dois grandes navios somam mais de 4 mil cabines, com mais de 6 mil leitos que vão servir prioritariamente para hospedar as delegações que participarão das negociações. Sobrando leitos, eles estarão disponíveis também para o setor privado”, explicou. Além dos navios, o ministro ressaltou que Belém ampliou a rede hoteleira com a construção de novos empreendimentos – inclusive de padrão cinco estrelas – e com a expansão de hotéis já existentes.











