Vereador, Laranja de Prefeito Cassado e Chefe de Facção São Alvos de Operação no Ceará
- 08/05/2025

O empresário Maurício Gomes Coelho, apontado como laranja do prefeito cassado Bebeto do Choró, um vereador de Canindé, e integrantes de uma facção criminosa foram alvos, nesta quinta-feira (8), de uma operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e da Polícia Civil. A ação, denominada de “Sórdida Pecúnia”, foi deflagrada para desarticular uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro oriundos do tráfico de drogas, fraudes em licitações e desvios de recursos públicos. A operação cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, solicitados pelo Ministério Público de Canindé e expedidos pelo Poder Judiciário. A Justiça determinou ainda o afastamento cautelar do vereador Francisco Geovane Gonçalves, do município de Canindé, por 180 dias. Ele é suspeito de colaborar com as ações do grupocriminoso.
Um dos principais alvos dos cumprimentos das ordens judiciais é o ex-vigilante e empresário Maurício Gomes, o 'MK'. Ele é proprietário da empresa MK Serviços em Construção e Transporte Escolar Ltda, que venceu licitações e firmou contratos milionários com várias prefeituras do Estado do Ceará. As defesas dos alvos da operação não foram localizadas pela reportagem. O espaço segue aberto para futuras manifestações. Segundo a Polícia Civil, "a operação é fruto de uma investigação iniciada em outubro do ano passado, no dia da eleição, quando um homem foi vítima de uma tentativa de homicídio. Seguindo nos trabalhos investigativos, todos os executores do referido crime foram identificados e, a partir das apreensões realizadas na primeira fase, foi possível identificar as lideranças do grupo criminoso, bem como identificar outros membros e outros delitos graves".
No total, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão, sequestrados 20 veículos e três imóveis dos alvos da operação, com um total de bens apreendidos aproximadamente no valor de R$ 5 milhões. Fontes ouvidas pelo Diário do Nordeste indicam ainda que outro investigado é Francisco Flavio Silva Ferreira, o ‘Bozinho’, apontado como narcotraficante e que seria chefe de facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) na região. 'MK' e 'Bozinho' foram alvos de mandados de prisão cumpridos no Sistema Penitenciário. Maurício está preso por conta da investigação contra ‘Bebeto do Choró’ por organização criminosa e financiamento de campanha ilícito. Ele também é investigado por uma tentativa de homicídio.