Terremoto de Magnitude 6,3 Mata Mais de 20 Pessoas e Deixa Centenas de Feridos no Afeganistão
- 03/11/2025
Pelo menos 20 pessoas morreram e centenas ficaram feridas após um terremoto de magnitude 6,3 atingir a cidade de Mazar-e-Sharif, no norte do Afeganistão, durante a madrugada desta segunda-feira (3). O abalo sísmico, registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), teve uma profundidade de 28 quilômetros e foi sentido em várias regiões do país. De acordo com o porta-voz do Ministério da Saúde afegão, o tremor já deixou ao menos 20 mortos e cerca de 320 feridos. No entanto, o número de vítimas pode aumentar à medida que as equipes de resgate conseguem chegar a aldeias remotas nas províncias de Balkh e Samangan, as mais afetadas pelo desastre.
O terremoto provocou cortes de energia em diversas localidades e destruiu edifícios, entre eles a histórica Mesquita Azul de Mazar-e-Sharif — um dos principais marcos religiosos e turísticos do país. Segundo a agência France-Presse, partes da estrutura, incluindo um dos minaretes, desabaram. Construída no século XV, a Mesquita Azul é considerada um dos locais mais sagrados do Afeganistão. Acredita-se que nela esteja sepultado Ali ibn Abi Talib, genro do profeta Maomé.
O tremor ocorreu próximo à fronteira entre o Afeganistão e o Uzbequistão, mas também foi sentido na capital, Cabul, localizada mais ao sul. O Afeganistão é uma das regiões mais vulneráveis do mundo a terremotos, pois está situado sobre duas falhas geológicas ativas. Em agosto deste ano, mais de 2,2 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas após um forte abalo sísmico e sucessivas réplicas no sudeste do país.











