PEC da Segurança Pode Ser Acelerada no Parlamento Brasileiro Depois de Pressão Sofrida Por Motta
- 03/11/2025
Diante das cobranças e pressões provocadas pela crise de segurança no Rio de Janeiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), prepara uma ofensiva política para acelerar a tramitação da PEC da Segurança Pública, proposta encaminhada pelo governo Lula ao Congresso Nacional no primeiro semestre deste ano. A medida, que ainda está em análise na comissão especial, precisa do aval do colegiado antes de seguir para votação no plenário da Câmara. Apesar de enfrentar resistências da oposição, de parlamentares do Centrão e de governadores, o agravamento da violência no país, especialmente no Rio, reacendeu a urgência em torno do tema.
Hugo Motta deve convocar nos próximos dias uma reunião com os membros da comissão especial, incluindo o relator Mendonça Filho (União Brasil-PE), para definir um novo calendário e garantir a votação da proposta o mais rápido possível. A expectativa é que o encontro aconteça até a próxima semana, com o objetivo de impedir que o debate “esfrie” no Congresso. A PEC da Segurança Pública faz parte do conjunto de medidas que o Legislativo pretende apresentar como resposta à crise nacional de segurança, reforçando a necessidade de um marco constitucional mais robusto para o setor.
Inicialmente, o relator previa apresentar o parecer até o fim de novembro, mas Hugo Motta deve solicitar a antecipação do cronograma, em busca de uma apreciação célere e de um gesto político de resposta à sociedade diante da escalada da violência.











