Algumas Cidades Cearenses Receberão Apresentações do 11º Festival Internacional de Circo
- 29/10/2025
A 11ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) inicia nesta sexta-feira (31), com programação em Fortaleza, estendendo-se até o dia 15 de novembro, contemplando ainda quatro outras cidades do estado. Serão mais de 40 apresentações nesta edição, com cerca de 100 artistas do Ceará e ainda de outros estados e países. Na edição atual, o festival passa por Fortaleza (31/10 e 03/11), Aquiraz (01 e 02/11), Paracuru (05 e 06/11), Itapipoca (07 e 08/11) e Aracati, na praia de Canoa Quebrada (14 e 15/11). A programação é gratuita e voltada para toda a família. Do Brasil, participam companhias e artistas de Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Amazonas e Ceará, representando cidades como Aquiraz, Aracati, Camocim, Eusébio, Fortaleza, Itapipoca, Maracanaú, Paracuru e Quixeramobim. Além das atrações nacionais, o evento também contará com grupos e artistas de mais seis países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha e Uruguai.
Três espaços recebem a programação do Festival de Circo em Fortaleza: CCBel, ICES e Vila das Artes. O festival começa no Centro Cultural Belchior (CCBel), na sexta-feira, 31 de outubro, às 19h, com apresentação de dois espetáculos: “Marias da Terra: As Palhaças Agricultoras” (Trupe Mulheres Esperança Garcia – PI), inspirado nas mulheres do campo com histórias que celebram os saberes da terra, a cultura nordestina e a força feminina rural; e “Indomito” (Estúpida Compañía – ARG/URU), um espetáculo que resgata as peculiaridades do antigo e clássico “circo freak”.
Na segunda-feira, 3 de novembro, o FICC recebe um espetáculo inteiramente em Libras, com tradução reversa para o público ouvinte. Em cena, artista surda Lyvia Cruz (CE) apresenta “A Palhaça Surda Mara: o corpo da mulher”, às 9h, no Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) e às 19h, na Escola Pública de Circo da Vila das Artes, em uma varietê especial. Neste dia, a Vila das Artes, também recebe “Palhaçarabia” (Cia Lamparim de Circo e Teatro – Quixeramobim/CE), uma apresentação de variedades circenses com temática lúdica inspirada no universo árabe dos antigos circos; “Enodarte” (Coletivo Quintal – Fortaleza/CE), um duo na corda lisa que explora a tessitura dos corpos, dos gestos, de tensões e silêncios e, por fim, “Solstício” (Jean Winder, AM). A programação: Fortaleza (31/10 a 03/11) - Aquiraz (01/11 e 02/11) - Paracuru (05/11 e 06/11) - Itapipoca (07/11 e 08/11) - Aracati (14/11 e 15/11).











