Lula Se Encontra Com o Papa no Vaticano
- 13/10/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão XIV. Entre diversos outros assuntos, o presidente destacou o Círio de Nazaré, grande evento da religião católica que ocorreu recentemente. Além disso, o presidente disse, em suas redes sociais, que convidou o pontífice para participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em novembro, em Belém. Lula evidenciou a importância histórica de realizar uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia. Por conta do Jubileu, o papa informou que não poderá participar, mas garantiu a representação do Vaticano em Belém.
Lula relatou ter conversado com o pontífice sobre “religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”. O presidente parabenizou o santo padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e por sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. O presidente disse ter relatado ao papa sua “relação de extrema proximidade” com religiosos brasileiros, citando especificamente dom Paulo Evaristo Arns, dom Hélder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler.
Lula também conversou com Leão XIV sobre sua participação no encontro que acontece hoje na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês). Ele destacou que, em dois anos e meio, seu governo tirou, pela segunda vez, o Brasil do Mapa da Fome. Por fim, Lula citou uma visita do papa ao Brasil, ainda sem data definida. Acompanharam Lula no encontro com Leão XIV a primeira-dama, Janja da Silva, e os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura.