Região Metropolitana de Fortaleza Receberá Sistema Integrado Para Imvestigar Homicídios

  • 28/11/2025

Região Metropolitana de Fortaleza Receberá Sistema Integrado Para Imvestigar Homicídios

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou, nesta quarta-feira, 26, a mensagem enviada pelo governador Elmano de Freitas, autorizando uma reestruturação no combate aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). O projeto cria o Departamento de Homicídios na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e institui quatro novas delegacias para atuar nas cidades vizinhas à Capital. A investigação de homicídios na Região Metropolitana (RMF) utilizava a estrutura central da DHPP em Fortaleza ou de delegacias locais. Com a medida, o Governo cria uma estrutura investigativa dedicada exclusivamente à RMF. O texto aprovado detalha a criação de 19 cargos de comando e inteligência, sendo um cargo de diretor-adjunto para coordenar as ações táticas em toda a região metropolitana, quatro cargos de delegados titulares e quatro adjuntos para chefiar as novas unidades.

Dez cargos de chefes de Seção, que são estratégicos focados em "diligências investigatórias de campo", como o cumprimento de mandados de prisão e busca por testemunhas. Segundo a justificativa enviada pelo governador Elmano, a medida visa garantir uma ação "mais ágil, técnica e especializada", assegurando que a Polícia chegue mais rápido à cena do crime, o que é determinante para a resolução dos casos. A criação das delegacias responde a uma demanda por segurança na RMF, que concentra boa parte dos índices de violência do estado.

Março de 2024 foi apontado como o mês mais violento desde 2020, impulsionado por conflitos entre grupos criminosos. O ano fechou com um aumento de 10,2% nos homicídios em comparação a 2023. Já em 2025 o número apresentou mudanças. O primeiro semestre de 2025 registrou uma queda de 16,6% nos crimes letais no Ceará. Na RMF, foco do novo projeto, a redução foi de 17,9%. O projeto aponta que ao instalar delegacias especializadas dentro das áreas mais críticas, Áreas Integradas de Segurança (AIS), será possível evitar que os índices voltem a subir. O projeto segue para a sanção do governador e publicação no Diário Oficial do Estado do Ceará (DOE).


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Quando Eu Te Amei

Kátia de Tróia

top2
2. Vinho Branco

Manu Batidão

top3
3. Melzinho (Zun Zun Zun)

Xand Avião e Talita Mel

top4
4. Princesa

Gustavo Mioto e Ana Castela

top5
5. Dona

Luan Santana e Léo Foguete

top6
6. Que Vida Boa

Zé Vaqueiro

top7
7. Me Ama ou Me Larga

Simione Mendes

top8
8. Cuidado Coração

Kátia de Tróia e Raquel dos Teclados

top9
9. Vai Me Perdoando

Victor e Léo

top10
10. Casa de Corte

Kiko Chicabana e Jottapê Vaqueiro


Anunciantes